VELHOS,
Portugal tem um problema de velhos.Há-os por todo o lado.
O grande problema desta nação é que estes velhos passaram parte da sua vida embrenhados no unico periodo dos ultimos dois seculos com uma politica de comunicação e cultura,estratégicamente direccionada:o Estado Novo.
Eles estão imbuidos desta visão pequenita,gostam dos mesmo artistas(tão velhos quanto eles) há 50 anos, e, sobretudo pensam o mundo na perspectiva do ante e post revolução dos cravos.
Ora o mundo é muito mais que isso, e esse peditório já lá vai.
A casinha portuguesa,o fado da mariquinhas,o eusébiozinho, o pátiozinho das cantiguinhas ou o leãozinho da estrela, o maio de 68, o PREC a CEE, já passou.
A maioria de deles não sabe o que fazer do seu tempo e não tem qualquer papel social.Limitam-se a passar o dia a ler o Correio da Manhã,o 24 Horas a Caras e a Lux e cheios de invejazinha nacional.Estas actividades só são suplantadas pela conversa ineterrupta sobre ser magro ou gordo e as doenças:ir ao médico e os respectivos medicamentos.
Ele há-os intelectuais também.
Leeem os livros que estão no top da Fnac e sempre que aparece alguém por perto impingem-lhe as suas opiniões com interpretações ultrapassadas pela ciência ou pelo proprio evoluir dos conceitos.
É fundamental dizer aos velhos :
-MAN estás mais gasto.
Adapta-te.
Já não tens o corpo e a energia dos quarenta.
Não vais ficar saudável como uma maçã até aos 90.Não vas ter a mesma paciência.
Aproveita a vida,não valorizes as doenças porque na realidade ninguém tem pena (os novos acham que fazem parte da idade),reune-te com os amigos,viaja,anda a pé,faz ferias fora de epoca, adapta a casa à idade e com ela toda a tua mobilidade, e,sobretudo,não chateies os mais novos,não pressiones.Agora é o teu horário que é absolutamente livre.
Adapta-te tu a eles,aos horarios,ao movimento, aos novos papeis sociais,às novas formas de familia,ao modo como educam os mais novos.Presta atenção ao que trazem de novo,acolhe-os,ouve-os.
Se assim fizeres não corres o risco de ser chato e perderes a noção e sobretudo de ficares sozinho.
Quando estiveres invalido tomamos conta de ti.OK?
Uma pessoa "a sério"
Há 14 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário