26 novembro 2008

Democépticos?



O Presidente da República suicidou-se ontem ao dizer que não tem razões para desconfiar de Dias Loureiro. Cavaco não deve ignorar o sussurro que corre em Lisboa,(onde há fumo,há fogo) e o que posso dizer é que ainda vem aí muitas coisas dessa caixa de Pandora. Agora todos se deliciarão a contar com mais detalhe o que sabem, nem que seja para incriminar e tirar poder a Cavaco.
Quero ver depois como resolverá.



Manuela Ferreira Leite é um líder pouco simpático e uma mulher que não vive em função dos media.Para além disso é feíssima, mulher e velha.Para ser imperdoável só lhe falta ser gorda.Somadas todas estas razões,a que se juntam um partido com vocação de poder e de dinheiro temos o que se assiste:-um massacre constante da liderança.O partido socialista nem sequer lhe se preocupa,limitando-se como o hebdomadário num coro de monges a dar o mote,para que o próprio partido a estilhasse. Ferreira Leite é séria, sabe como fazer e não cede a lobbies facilmente, preconiza uma relação saudável e pouco promiscua com os jornalistas. É difícil para a comunicação porque, nunca propõe acções em função da agenda das televisões. Os media, esses massacram-na.

Isto vem a propósito da suspensão da democracia por seis meses. A ideia de que se abandonarmos a democracia e privilegiarmos regimes mais autoritários conseguiríamos um maior bem estar num maior crescimento não tem qualquer fundamento. Os portugueses são democépticos, acham que "eles" só nos prejudicam, mas ainda assim, preferem, sem dúvida, a democracia. Um exemplo claro foi a intervenção corporativa patética do General Loureiro dos Santos sobre uma eventual intentona. Todos sorrimos e achámos que o velhinho não percebeu que o país andou 30 anos.

A grande dificuldade da democracia está em impor aos grupos organizados, antigamente designados por corporações, as reformas sufragadas em plebiscito. O grande sinal de maturidade da democracia seria compreender que não é legítimo, nem democrático que grupos organizados impeçam a concretização do que consta num programa votado e neste caso com ampla maioria, sendo legitimado pela soberania do povo.
Isto não quer dizer que não haja entendimentos e negociações, mas negociar não quer dizer, ceder a interesses instalados. Essa é a tentação mas fácil.
Guterres já teria dado tudo em nome do diálogo. Socrates e Ferreira Leite, cada um no seu estilo, lutam, e isso é sinal de maturidade da democracia.
A nós, falta-nos crescer.
Aos velhos do meu bairro que saudosamente falam da habilidade de Salazar em arrumar a casa, lembro sempre que, para a manter arrumada foi preciso, Peniche, Caxias e Tarrafal...



Fefa
Esteve em Lisboa com a sua inigualável maneira de ser. Tudo se resolve com maridos. Não é assim Fefa, como tu, no fundo, bem sabes.



Pide
Continuo sem perceber como pode alguém querer comprar um apartamento num local de tortura, sofrimento e morte. Energia tão ruim só pode atrair coisas ruins.



MJC e outras
Fez anos que foi presa para Caxias com apenas 18 anos. Esteve lá três meses, maltratada e torturada no tal regime que arruma as casas e faz reformas... Era uma miúda com sonhos de liberdade. Estava indignada, e bem, com o facto das Pousadas de Portugal quererem fazer um Hotel no Forte de Peniche.
Será que vai haver uma suíte Álvaro Cunhal?


Mobutu
Durante anos tivemos um avião parado na pista da Portela. Era da mulher do Mobutu que tinha vindo às compras do Congo a Genebra. Apanhada no caminho pelo golpe de estado ficou em Lisboa. Agora, a Suíça prepara-se para libertar os bens congelados e devolve-los à família...



Hugo Chavez
Gosto do Hugo Chavez. Disse-o sempre, até no Brasil onde era mais que pecado mortal. Enfrentou o Bush, e muito bem e teve a coragem de, sendo rico, fazer aquilo que achava ser melhor para a Venezuela e não para o eixo petrolífero de Washington. Não se lhe conhecem campos de concentração, nem prisões políticas. É arruaceiro mas não são todos por aquelas zonas? O mundo inteiro conspirou contra ele, ou melhor, contra o petróleo dele, e foi vencendo vitorioso.
A frase dirigida a ele pelo tonto Bourbon, «por que no te callas», imortaliza-lo-á, mas importa saber que existe um vídeo, filmado durante o golpe de estado, quando o prendem. Nesse vídeo aparecem na sala ao lado duas pessoas: o embaixador de Espanha na Venezuela e o Cardeal-arcebispo de Caracas.
No primeiro caso Chavez vinga-se chamando fascista a Aznar, ao segundo, vencido o golpe chama-o ao palácio, manda-o ajoelhar-se e dá-lhe uma bofetada na cara.
Agora o país está em eleições,vamos observá-lo com cuidado.
A Rússia deslocou para a Venezuela a pretexto de uma visita de estado de Medved, uma frota da armada liderada pelo PIOTR VELIK (Pedro, o Grande). Chavez teme, e com razão, os países respeitáveis, mesmo aqueles que lhe dão palmadinhas nas costas.
Chavez é politicamente sagaz e com o jeito físico e de gestualidade pouco europeu do seu povo, mais que não seja a Venezuela e sobretudo o Brasil irão agradecer-lhe ter revitalizado o Mercosul e tomar iniciativas regionais de grande alcance, sem precisar do aval dos Estados Unidos.



João Figueiredo vai expor de novo
Gosto muito dele e daquilo que pinta. Transporta-me para o mundo glamouroso de outros tempos. Gosto dos personagens escolhidos. Tenho fé que um dia pinte Carlota Joaquina minha favorita, ou Balduino - o leproso, o homem da minha vida. Vão lá ver. Dedico-lhe esta gravura de Marcelo Mendonça da Bahia-de -Todos-os-Santos, espero que saiba a letra da música.



Casa do Bento
Acho escandaloso irem dar dinheiro ao banco que gere fortunas – disse ele.
– Eu já não entendo nada – exclamou ela. – Apareceu a irmã desse vigarista do banco toda enrolada numa manta e de bata como se fosse uma criada a dizer que ele só passava cheques.
– Passava – respondeu ele – sobretudo para a conta dele.
– Pois é. Mas se tinha tanto dinheiro podia levar a irmã ao cabeleireiro e comprar-lhe uma bata nova antes de aparecer nos jornais. Onde já se viu.. e depois diz que se divorciou e deu tudo à mulher... olha, se ela for esperta casa com um mais novo e vai para a Madeira.

Sem comentários: