27 janeiro 2009

A luz que vem da noite



A vida Negra?

No dicionário de Dom Pernety, alquimista do século XVIII, o Negro mais negro do que o Negro é definido, como ele gosta de fazer, pelo recurso à memória das fábulas antigas.
«Nas fábulas o negro indica sempre essa putrefacção, tal como o luto, a tristeza, muitas vezes a morte. Thétis, indo apresentar-se a Júpiter para pedir que protegesse Aquiles, foi vestida com um trajo mais negro do que o negro, como diz Homero. Quando Íris se foi encontrar com ela a mando de Júpiter, encontrou-a vestida de negro no fundo da sua gruta marinha. Esta putrefacção é sempre indicada por algo de negro nas obras dos Filósofos. Tanto é a cabeça do corvo como o vestido tenebroso, o melro de João, ou as trevas; tanto é a noite como o eclipse do sol e da lua, o horror do túmulo, o inferno ou a morte. Chamam ainda à matéria negra da obra 'o seu chumbo, o seu Saturno, a sua cabeça de Mouro...Chama-lhe ainda a chave da obra, e o primeiro sinal, como diz Flamel, pois se não vier o negro não virá o branco, e será necessário recomeçar.» Y. Centeno



O negro na alma e na vida das pessoas

Na Bahia, onde vivi 4 anos, não se veste negro. As pessoas do candomblé não gostam do negro porque atrai más energias.
Associado à cor, vem a imagem denegrida do Homem negro, que na Bahia é também quotidiano. Numa terra com 82 %da população negra, ser negro é uma desvantagem. A escravatura ainda pesa e dói. Referia eu amiúde que sempre houve escravidão. A tragédia,infligida á comunidade negra pelos espanhóis e portugueses foi associar esta "não condição" à cor da pele. A marca da escravidão fica assim associada ao negro.
Trabalhemos interiormente o negro para que este se torne caminho de luz que vem da noite e irmã do dia.



Balzac

Filho de Julieta das Sete-quintas vem para Lisboa morar na Casa do Bugio.



Linguajar
fatídico
lingueirão
cruzeta
magana
lambão
lúbrico
canalha
arroto
unicelular
antipirético



Casa do Bento
(aventuras de uma mãe para lá dos 70 e de um filho na meia-vida)

– Hoje voltei a sair de casa para passear... – começou ela, à medida que servia os choquinhos fritos a ele e à neta.
– Ai sim – respondeu ele franzindo o sobrolho – A mãe não pode andar, senão vai voltar a ter muitas dores.
– Fui ao Colombo par comprar uma televisão. Estou farta desta bodega. Quero uma de plasma.
– Acho bem, mãezinha, compre – respondeu ele.
– Encontrei uma em conta. Uma Somia...
– Somia? – indagou ele espantado, perante os risos da neta.
– Sim essas bodegas, sonia, sona, olha, sei lá.
– Sony – disse ele.
– Sony, sony, agora cada uma faz o que quer. Já viste alguma televisão em Londres com nome português, por exemplo RAMIL – continou ela.
– Que diabo, agora tudo tem nome estrangeiro, o nome da loja nem consigo dizer (worten), os hamburguers é outra calamidade (mac donald's). Ao menos em Estremoz ia-se ao senhor Prudêncio, pronto!



Seu Jorge e Daniela – Um abraço negro

Eu sou preta
Trago a luz
Que vem da noite
Todos os meus santos
Também podem lhe ajudar
Basta olhar pra mim pra ver
Por que é que a lua brilha
Basta olhar pra mim pra ver
Que eu sou preta da Bahia
Eu tenho a vida no peito
Das cores vivas
No meu sangue
O dendê se misturou
Tenho o fogo do suor
Dos andantes
E a paciência
Do melhor caçador
Eu sou preta
Vou de encontro à alegria
Minha fantasia
É mostrar o que eu sou
Vim de Pirajá
O qual pondo pra Oxalá
Pra mostrar a cor
Do alá de Salvador

Eu sou preta
Mãe da noite
Irmã do dia
Sou do Cortejo Afro encantador
Filho de Ilê Ayê
Ghandi Mestre Pastinha meu amor
Vou misturar O que Deus não misturou

Um abraço negro
Um sorriso negro
Traz. felicidade
Negro sem emprego
Fica sem sossego
Negro É a raiz da liberdade
Negro é uma cor de respeito
Negro é inspiração
Negro é silêncio,
é luto Negro é a solidão
Negro que já foi escravo
Negro é a voz da verdade
Negro é silêncio é a luta
Negro também é saudade
Começou Com a tal escravidão
Onde todo o sacrifício
Era nas costas do negão
Hoje tá tudo mudado
E o negro ta ligado
Atrás de um futuro
Melhor considerado
Respeito amor
Dignidade atitude
Trabalho, dinheiro Cidadania e saúde
E para o nosso país Integração
E para o nosso povoPaz e união
Preta

Sem comentários: