02 fevereiro 2009

Dia de Iemanjá



Quem deseja passar o ano na fartura não pode deixar de levar um presente a Yemanjá, no Rio vermelho, o mais charmoso bairro de Salvador, a cidade da Bahia. Esta é a crença que surgiu no ano de 1923 com um grupo de 25 pescadores do local que passavam dificuldades com a pescaria. «Então uma senhora chamada Lió sugeriu que os pescadores dessem um presente a Yemanjá», conta Elírio Menezes, presidente da Colônia de Pesca Z-1, no Largo de Santana. Os pescadores acataram a sugestão e levaram o presente no dia 02 de Fevereiro, dia de Óxum, a mãe das águas doces, já que dia de Yemanjá, no 05 de Dezembro, já havia passado. O primeiro presente foi bem simples e com pouca gente, mas funcionou, pois os pescadores voltaram a ter peixes em abundância na rede. Com o tempo, a obrigação foi se transformando numa grande festa, com gente vindo de toda parte da cidade para agraciar a Rainha do Mar, epecialmente os filhos de Santo. Trazem tudo que a moça costuma usar para se enfeitar, como escova, perfume, fitas, colares e flores. Seu Elírio organiza a Festa que já dura 73 anos, com o apoio da Prefeitura de Salvador. O presente sai do Terreiro de Jobé Mirim de Oxossi, no Engenho Velho da Federação, e chega ao Rio Vermelho às 5h da manhã sob a alvorada de fogos. Às 6h30 começam a chegar os visitantes e fiéis com suas oferendas a serem entregues na Casa de Yemanjá, ao lado da Casa do Pêso. As autoridades chegam às 15h30 e às 16h o presente sai em procissão para o mar em balaios levados num saveiro seguido de uma frota de 300 embarcações. Como é costume dar mais flores, a praia de Santana pouco a pouco começa a ficar num branco só, a cor preferida de Iemanjá. Os fogos anunciam o momento em que os presentes são arriados, e a emoção toma conta dos devotos, enquanto adeptos do candomblé dançam e entram em transe, recebendo suas entidades espirituais. É IEMANJA QUE CHEGA. O DOYA!



Kiril, o Reformador?



O Patriarca ortodoxo de Moscovo foi entronizado aos 62 anos.
Esta é a melhor companhia de ópera do mundo, os fatos são lindos, a música é linda, o esplendor e o glamour são também INEGUALÁVEIS. Aliás, como é bom de observar, são em tudo em tudo semelhantes a Cristo e aos Apóstolos.
Há um movimento dentro da Igreja ortodoxa para rejuvenescer e adaptar a liturgia. Nada tem conseguido. Ela mantém-se imutável desde o tempo dos czares numa antevisão do céu, em que a música sempre polifónica, é cantada ao ritmo da respiração e em cirílico antigo.
Pois claro!



Linguajar
Exuberância
Cagança
Constança
Benquerença
Alucinogéno
Hipopótamo
Transalpino
Escorreito
Esotérico
Anguloso
Asperges
Hissope
Turibulo
Naveta
Calheta
Urinol
Borato de Sódio
Agonia
Cacofonia
Lombardo
Assimétrico



O século XIX no seu melhor
Homenagem ao Rukas... no coments.




Nórdicos


Islande (Politique) Johanna Sigurdardottir, première lesbienne à la tête d'un gouvernementEn matière d'intégration des minorités sexuelles, les pays scandinaves ne cessent de montrer la voie au monde. Non content d'avoir nommé hier, dimanche 1er février, la première femme chef de gouvernement de l'histoire du pays, l'Islande a également porté la première personnalité ouvertement homosexuelle à la tête d'un gouvernement.
Alors que nombre d'Islandais ont perdu leur emploi et toutes leurs économies, ils sont 73% à faire confiance à la social-démocrate Johanna Sigurdardottir (photo) pour sortir leur île du marasme financier dans lequel l! a crise l'a plongé. Née en 1942 à Reykjavik, cette mère de deux enfants a une longue carrière politique derrière elle. Mme Sigurdardottir est en effet entrée au Parlement dès 1978. Elle a été ministre des Affaires sociales de 1987 à 1994 et de mai 2007 à janvier 2009.
Mariée depuis 2002 à une écrivaine de douze ans sa cadette, cette ancienne hôtesse de l'air très populaire n'évoque pas sa vie privée, mais n'a jamais caché non plus son homosexualité: son union est mentionnée sur le site officiel du gouvernement. Elle est désormais à la tête d'une coalition de centre-gauche. Des élections anticipées doivent avoir lieu le 25 avril prochain.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Devo de" ser muito estúpida, porque não percebi. É derivado da Santa de Cascia? Sec XIX? Contributos para o linguajar: assanhado, esbugalhado, aperaltar. Rosa (em registo de Lisieux)