Ocultismo
Muitos se perguntam o que leva as pessoas a procurarem sociedades ocultistas, a querer um saber esotérico antigo, ou porque será que se preocupam com isto em pleno século XXI.
As motivações são muitas, o saber, esse é sempre fruto da paciência, da perseverança, e do desapegado interesse por conhecer. Vi a letra G.Muitos se perguntam o que leva as pessoas a procurarem sociedades ocultistas, a querer um saber esotérico antigo, ou porque será que se preocupam com isto em pleno século XXI.
A história trouxe-nos inúmeros ocultistas que procuraram, encontraram e mantém imperturbável a longa e tradicional cadeia de união e de transmissão. Goeth, Schubert, Schiller, Wagner, enfim, todos eles viram a letra G. Nenhum quis ser o Homem mais poderoso, nem dominar o mundo.
Pela primeira vez acessível a um público alargado, em tradução inglesa, esta obra que foi a fonte principal dos conhecimentos ocultistas de Goethe.
Aqui se inspirou para muitos dos assuntos que o interessaram ao longo da vida, e o ajudaram a caracterizar os seu heróis, como foi o caso de Fausto, e do seu discípulo Wagner, na primeira e na segunda partes da tragédia ( não esqueçamos que é este Wagner, de início algo simplório, quem acaba por conseguir fazer, no laboratório, o Homunculus, o ser híbrido, andrógino, que o conduzirá ao Belo eterno, na segunda noite de Walpurgis, como uma espécie de antecipação do Fausto redimido por Margarida, já no fim): o Homunculus aspirando a ser (ser vivo, material) a alma de Fausto aspirando à sublimação espiritual etérea.
A obra de von Welling contém um pouco de toda a sabedoria que se buscava ao tempo de Goethe e do seu século, nestas matérias mais filosóficas do que científicas, pretendendo abarcar todas as esferas do conhecimento, do mundo mineral ao vegetal, animal e humano.
Nascido na Baviera em 1655, veio a falecer em Franckfurt em 1725. A sua obra está igualmente na origem das doutrinas da Golden Dawn, a Aurora Dourada, de que fez parte, entre outros, o célebre mago Crowley.
A Opus Mago-Cabbalisticum está dividida em três partes, cada uma dedicada a um dos três princípios: o Sal, àcerca da criação, com uma doutrina sobre Adão e Eva e a origem da vida; o Enxofre, matéria do universo como a vemos ainda hoje; e por fim o Mercúrio, como via do profetismo, do porvir, incluindo o Apocalipse.
Para este autor a alquimia era um modo de conhecimento, sobretudo do mundo material, na sua relação com o resto do universo.
O alquimista contempla e interroga, pretende conhecer mais do que dominar o mundo à sua volta. Deste ponto de vista difere do herói goetheano.
Aqui se inspirou para muitos dos assuntos que o interessaram ao longo da vida, e o ajudaram a caracterizar os seu heróis, como foi o caso de Fausto, e do seu discípulo Wagner, na primeira e na segunda partes da tragédia ( não esqueçamos que é este Wagner, de início algo simplório, quem acaba por conseguir fazer, no laboratório, o Homunculus, o ser híbrido, andrógino, que o conduzirá ao Belo eterno, na segunda noite de Walpurgis, como uma espécie de antecipação do Fausto redimido por Margarida, já no fim): o Homunculus aspirando a ser (ser vivo, material) a alma de Fausto aspirando à sublimação espiritual etérea.
A obra de von Welling contém um pouco de toda a sabedoria que se buscava ao tempo de Goethe e do seu século, nestas matérias mais filosóficas do que científicas, pretendendo abarcar todas as esferas do conhecimento, do mundo mineral ao vegetal, animal e humano.
Nascido na Baviera em 1655, veio a falecer em Franckfurt em 1725. A sua obra está igualmente na origem das doutrinas da Golden Dawn, a Aurora Dourada, de que fez parte, entre outros, o célebre mago Crowley.
A Opus Mago-Cabbalisticum está dividida em três partes, cada uma dedicada a um dos três princípios: o Sal, àcerca da criação, com uma doutrina sobre Adão e Eva e a origem da vida; o Enxofre, matéria do universo como a vemos ainda hoje; e por fim o Mercúrio, como via do profetismo, do porvir, incluindo o Apocalipse.
Para este autor a alquimia era um modo de conhecimento, sobretudo do mundo material, na sua relação com o resto do universo.
O alquimista contempla e interroga, pretende conhecer mais do que dominar o mundo à sua volta. Deste ponto de vista difere do herói goetheano.
Casa do Bento
– Comi uma fatia de bolo rei na confeitaria nacional... – começou ele ao sentar-se no sofá depois de jantar.
– O bolo rei da nacional é muito bom. O tio Henrique só gostava do de lá e trazia sempre para nós. – anuiu ela.
– O bolo rei da nacional é muito bom. O tio Henrique só gostava do de lá e trazia sempre para nós. – anuiu ela.
– Eu só acho a massa meio encruada. Fermenta-me no estômago. – rematou ele.
– Tu não tens vergonha? Um homem feito. – exclamou ela, meio zangada.
– Não fui eu. – defendeu-se ele com determinação.
– Tu não tens vergonha? Um homem feito. – exclamou ela, meio zangada.
– Não fui eu. – defendeu-se ele com determinação.
– Ora essa! Só aqui estão dois cus, e cada um toma conta do seu. Velhaco!
Linguajar
arnaldovirose
guarda-fatos
lamacenta
espetado
canícula
arroto
azia
alguidar
escanhoar
lambareira
lambona
mamona
pachorrento
O Caco faz anos hoje
42, por mais que não queira.
Desejo-lhe felicidades.
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