27 setembro 2010

Cosme e Damião


COSME E DAMIÃO
Os Erês,ou a energia infantil e livre das crianças.

São Cosme e Damião eram irmãos gêmeos e nasceram na Arábia por volta do século III, em meio a uma nobre família. Estudaram medicina na Síria, e depois foram para Egéia onde seguindo a Ordem de Jesus converteram-se ao Cristianismo e se tornaram discípulos de Cristo. Aproveitando de sua arte médica e confiando muito no poder divino que próximo se tornaram, Cosme e Damião exerciam medicina sem receber pagamento em troca, tratando em n ome da fé aqueles que necessitavam amenizar a indelével dor física e a melancolia da dor d'alma. Todavia, historiadores sem o rancor que a disciplina inspira aos laicos, apontam que o grande objetivo dos gêmeos era a conversão dos pagãos à fé cristã. Por se recusarem a renunciar seus princípios religiosos, e acusados de inimigos dos deuses pagãos foram decapitados na Egéia em 303 dando prosseguimento ao cataclisma regiligioso vigente. Atualmente, São Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos e por causa de sua simplicidade e inocência, são invocados também como protetores das crianças, nascendo deste sincretismo a proteção, a comemoração e a ideologia do camdoblé na adoração dos eres, representante sinalagmático dos indigitados santos nos terreiros de roça baiano.


CARURU
O caruru é um prato típico da culinária baiana, originalmente uma comida ritual do candomblé, provavelmente trazida para o Brasil pelos escravos africanos. Pode-se comer acompanhado de acarajé ou abará.
É preparado com quiabo, uma verdura que se pensa ser de origem africana, cebola, camarão frescos e seco, azeite de dendê, castanha-de-caju torrada e moída, amendoim torrado sem casca e moído.Junte a castanha, o amendoim e os camarões secos e passe no processador até virar pó. Inclusive esse pó pode ser guardado bem fechado por vários dias.
Lave os quiabos. Despreze a tampa e o fim do cabo. Corte os quiabos em rodelinhas ou pequenos pedaços. Não lave depois de cortado, pois o quiabo fica babento. Em uma panela coloque um pouco de azeite de oliva e cebola picadinha para dourar e refogue os quiabos. Deixe cozinhar o quiabo com os temperos, e com um pouco de água para cozinhar. Aos poucos coloque o pó feito com a castanha, o amendoim e o camarão. Se quiser pode colocar caldo de peixe ou bacalhau também. No final do cozimento acrescente o azeite de dendê e retire do fogo.
Pronto, é servido tradicionalmente em uma gamela. Acompanha arroz branco e moqueca de peixe.
O mais interessante é a forma como é comido.
Todas as familias baianas,das mais pobres à mais abastadas, organizam carurus e chamam amigos para comer.Obrigatoriamente devem chamar sete crinaças desfavorecidas da rua mas na prática a porta e o tacho de caruru ficam abertos para que todos os que entram se sirvam.
Quando digo todas, é mesmo todas as familias fazem carurus para as crianças de rua e é um mês de barriga cheia para pivetada.
Não se serve alcool.
Todos os terreiros de candomblé fazem também carurus para os erês,que são entidades dessa religião mas isso é um assunto de que falaremos mias tarde.
No sincretismo os erês estão representados em São Cosme e São Damião que se celebra a 26 de Setembr

Sem comentários: